sábado, 23 de mayo de 2015







____________________________________________________________________________




Atividade 1. Estereótipos



Página 57 do livro de apoio Novo Avenida de Brasil.



3. Escolha uma das cinco regiões e descreva-a em detalhes, a partir das informações da página 56.
Região Nordeste:


É a terceira maior região do Brasil, com 32,4 hab./km2. Nesta, concentra-se a agroindrustia do açúcar e cacau, assim como a exploração de petróleo, e o turismo interno que é forte graças às praias maravilhosas que possui. E muito importante, suas pincipais atividades economicas posicionam-lha no segundo lugar do PBI do país. 



A2. 2. Converse com seu colega. O que há para se ver no país dele?
Faça-lhe perguntas, como no diálogo acima. Fale de seu país.



  • Onde se produce mais cana-de-açúcar na Colômbia
A indústria do açúcar colombiano está localizado no vale geográfico do rio Cauca; que abrange 47 municípios do norte de Cauca, a faixa central do Valle del Cauca , até o sul do departamento de Risaralda .


  • E queal  é reserva natural mais importante de seu país e onde é encontrada?
Nós temos varias, mas as mais importantes eu diria que são O Parque Nacional Natural o Cucuy que fica no oriente médio do país; O Parque Nacional Natural os Nevados que fica a nordeste de Valle del Cauca, na região do caffe; e o Parque Nacional Natural Tayrona que fica na região norte, no caribe.


  • E o turismo, é bem visitado seu país?
 Eu acho que sim. Nos últimos anos muitos turistas estrangeiros querem visitar Colômbia. Temos paisagens únicas: montanhas impressionantes, belas aldeias, castelos, praias maravilhosas, selva, cidades com muita histporia, férias e carnavais muito ótimos. Seu clima e destinos são diversos, e sua gente é muito alegre e amigável. Há muito para se ver e fazer!!



Página 58


A3. 3. Como voces veem a gente de seu país? Conversem com seus/suas colegas.




  • Eu acho que as pessoas na Colômbia  são geralmente muito hospitaleiros e alegres.
Isso é verdade, mas por otro lado a simpatia dos Colombianos varia de região para região. Por exemple, as pessoas da costa são as mais alegres de todo Colômbia.

  • Como você pode dizer uma coisa dessas? As pessoas da região do Valle do Cauca no sudeste e as de Antioquia são também muito alegres. Eles têm ferias magnificas e celebram por todo! Além, os Costeños têm fama de ser preguiçoso.
Você tem razão nesso que diz que os caleños e os paisas são também alegres. Mas não concordo que os Costeños sejam preguiçoso. Eles trabalham como todos na Colômbia é só que o clima é muito quente.

E você acha que as pessoas do interior são também expontáneas e alegres?

  • Ummm, mais os mais trabalhores são os paisas. Eles e os rolos que não fazem mais que trabalhar. E eu acho que os rolos são um pouco mais calmos. Você concorda?
Talvez sim, é o clima que não os deixa ser mais abertos. Eu acho que algumas vecês eles podem ser engraçados.

  • Possivelmente, mas a gente diz que eles são frios no trato com as pessoas.
Mias eu gosto dos colombianos. São boas pessoas, de corações bem grandes.

Exatamente!








1.3. Produção escrita e consulta interativa:


Elabore uma redação de mínimo 4 parágrafos e máximo de 8, falando sobre os estereótipos existentes no país de origem do estudante sobre os habitantes das diferentes regiões.


 Estereótipos Na Colômbia Sobre Os Habitantes Das Diferentes Regiões
Os Colombianos são pessoas conhecidas pela alegria, creatividade, forte trabalho, o gusto pela celebração e as festas, o seu orgulhio pela patria, a amabilidade e gentileza, entre muitas outras características que descrivem o perfil dos Colombianos. Mas se queremos falar de estereóitipos dos habitantes das diferentes regiões, podem-se mencionar:

Primeiro os “Caleños”, da cidade de Cali na região do oeste do país. Eles são conhecidos por ser pessoas muito alegres, espontâneos, amates do baile e habitantes duma cidade de mulheres belas (é por isso que a cidade é chamada a capital da salsa, e a sucursal do céu). Os “caleños” põem sentimento a todo, e são bem regionalista; eles dissem “Cali es Cali lo demás es loma”, o que quer dizer que Cali é a melhior cidade existente (normalmente na  Colômbia ). Das mulheres se pensa que vistem muito colorido e mostrando tudo, e que os “caleños” homens usam muito o galanteio com as mulhere. Eles lisonjeiam com as suas habilidades para bailar e falar bonito a elas. O sancocho de gallina é um prato bem típico dos Caleños. 



Segundo, os “paisas”, dos departamentos de Antioquia, Caldas Risaralda e Quindio no nordoeste do país. São considerados unos dos mais regionalistas da Colômbia. Também conhecidos por ser pessoas da moda (especialmente na “capital da moda”, Medellín). Consideram-se gente trabalhadora e muito amigavél. Também pensa-se que são contadores de historias o tempo todo, especialmente os homens, e que só pensam no dinheiro e no trabalho.  Mas os “paisas” tem um coração muito grande e acolhedor, e as mulheres são consideradas umas das mais lindas da Colômbia. 



Os paisas foram os homens que se estabeleceram a Cordilheira dos Andes , os homens da montanha. Fora de Medellín, na área do café, eles crescem grãos de café usando aqueles chapéus de cowboy brancos, camisas brancas e calças. Eles montam cavalos e bebem aguardente . A bandeja paisa é um prato total do Paisa. Muito “paisas” moram em Cali para trabalhar em seus própios negócios.

Terceiro, os “costeños”, das costas do país, mais, especificamente da região caribe da  Colômbia. Seus principais centro urbanos são Barranquilha, Cartagena das Índias, Santa Marta e Valledupar. Os “costeños”, assim como os “caleños”,  são pessoas amantes da “rumba” ou da festa. São considerados “corronchos” ou preguiçoso. Há muitos que moram em Medellín, especialmente os jovens, para fazer seus estudos nas universidades “paisas”. Eles estendem lá a “rumba” a semana toda. Mais são considerados muito inteligentes ou “se la saben todas”.



Os “costeño”, são os únicos que falam de “tu” em vez de “usted” ou você de maneira formal. O vocabulario utilizado é algo exagerado e até vulgar, em comparação com outras regiões do país: “Que vaina”, “no joda” “echee maric..” “ajá y tu qué?” “cu´lee ...” “caido de la perr...”, etc. O estereotipo mais sorprendente,  é que continua sendo um mito no país, é que os “costeños” homens têm atos sexuais com as burras. Mas ninguém o sabe. O meior dos “costeños” é o vallenado, a alegría e carisma da gente, seu humor, como eles são de amigáveis, e sua franqueza e mente aberta. 

Finalmente, os “rolos”. O estereotipo que tenhem os colombianos dos “rolos” em gera é um pouco forte. São pessoas frias (tralvez debido ao clima), não são muito amigáveis, e se diz que não gostam de nada. A vida cotidaina dos “rolos” é um caos; sempre  vão de pressa para todo lado por causa das distâncias. Também, dissesse que eles têm complexo de superioridade, ninguém conhece nimguém, e que gostam das “empanadas“ e “tamales” de arroz. Mais eles têm coisas boas também. São trabalhadores, gostam do estudio, tem um sotaque neutro, também fazem a festa mesmo se não são considerados os melhores dançarinos, e têm senso de humor.



Mesmo assim que as pessoas tenham estereótipos dos habitantes das diferentes partes do país e que sejam críticos com eles mesmos, os Colombianos são gente bem linda. Com muitas coisas bonitas para oferecer entre eles mesmos e para os estrangeiros. Os colombianos são pessoas muito capazes, que têm superado mais de meio século de guerra interna. Em vez de sentir-se debatidos, os colombianos sempre têm um sorriso para oferecer, disposição para ajudar a outros, e ouvido afinado e corpo pronto para avançar ao ritmo da salsa, vallenato, cumbia, reggaeton, merengue, champeta, etc. Um povo que se preocupa pela familia, amigos, e “desconhecidos”, um país considerado um dos mais felizes do mundo.






2.4 Estudo de caso: Faça uma redação explicando a origem de algumas das principais tradições do país de origem do estudante.

Algumas Informações Importantes Sobre a Origem da Celebração da Pácoa em Popayan


A celebracão da pácoa em Popayan  Colômbia  (capital do departamento do Cauca, localizada no sudoeste do país), é uma tradição religiosa  Colômbia concentrado na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A comemoração inclui procissões chenas de gente estrangeira mas principalmente pessoas locais, e a celebracão tem sido efectuada ininterrumpidadamente desde o século XVI.


  
Aquela celebracão da pácoa foi inscritoa na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em Setembro de 2009 e declarou patrimônio cultural da nação, pela Lei 891 de 2004.
Não  conhece-se uma data específica do origem das processões, as quais são a expressão popular mais antígua da Colômbia. Mas disse-se que o origem ocurreu perto dos inícios da cidade, em 1556 aproximadamente. Mas foi em 1558 que Felipe II suscribió o decreto real que autoriza as procissões em Popayan.

Essas processões eram feitas por encomendadores do rei. Estes carregavam grandes cruzes como penitência e luto chicoteado-se pelas principais ruas, atrás do desfile sagrado que se realizaba. 





No hay comentarios:

Publicar un comentario